segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Doce de Melancia


Doce feito com a parte branca da melancia.

Tire a parte verdinha da casca,corte em pedaços pequenos.

Coloque tudo em uma panela grande com açúcar(preferencia cristal) e cravo.

Tampe e leve ao fogo,mexa de vez em quando,a própria casca solta água.

Qdo estiver meio transparente e com calda mais grossa está pronto.

....quantidade...depende de quanto de melancia vc comer.

Mais ou menos meio quilo de açúcar prá uma melancia média.

Coroa de Berinjela




Lave 8 berinjelas grandes ,fatie bem fino,deixe na água com sal,seque,passe pela farinha de trigo,.Frite e deixe secar em papel toalha.Faça um molho com mais ou menos 300 grs de tomate seco triturado,refogado em azeite e alho,junte uma caixa de polpa de tomate,sal,folhinhas de manjericão.Triture queijo parmesão,mussarela e provolone.Em uma forma arrume as camadas de berinjela,molho(uma leve camada) e queijos,faça isto até as camadas ultrapassarem a borda da forma.Com o fundo de uma assadeira pressione bem contra e coloque um peso...sirva no dia seguinte.Para servir leve antes de desenformar leve ao forno em banho maria.

Quibe de Ervilha


Ingredientes:½ kg de ervilha seca/400 g de trigo para quibe/2 cebolas grandes/sal/manteiga

Modo de preparo:Cozinhe a ervilha em água, sem sal, até engrossar e virar uma papa grossa. Numa bacia, despeje o trigo para quibe e jogue a ervilha quente sobre ele. Só o calor da ervilha já vai cozinhá-lo. Frite duas cebolas grandes picadas miudinho numa frigideira, com bastante manteiga, até quase queimar, e despeje na bacia. Quando estiver morno, trabalhe a massa. Se ficar muito seca, coloque um pouco de água. Está pronto. É só fazer os bolinhos. Sirva com uma saladinha de tomate e cebola picados,temperado com sal,limão hortelã e um pouquinho de alho se gostar.

Enfim meu blog...


Demorei,mas tomei coragem e aqui estou....eu e minhas receitinhas.
Vamos ver como vou me sair, tentarei postar aqui algumas receitas...umas criadas,outras copiadas,algumas modificadas e as de família.
Sei que tudo que preparo é com paixão,o prazer de manusear os alimentos,a magia da transformação...os cheiros e sabores.
Sempre fui uma curiosa na cozinha,garotinha ainda adorava ficar ao lado de quem estivesse na beira de um fogão(trocava qualquer brincadeira),perguntando e provando.
Ainda sou uma curiosa.....